domingo, 4 de março de 2018

Rastreios auditivos em idade pré-escolar são fundamentais

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde, do Politécnico de Coimbra, tem o curso de Audiologia desde 1993, e tem realizado rastreios um pouco por todo o país, desde 2004.

Começaram em Lisboa, mas já chegaram, por exemplo, a Bragança. Hoje, os alunos do curso superior de Audiologia estão a realizar rastreios em Campo Maior.

Estes rastreios só são possíveis com a prática que adquirem nos laboratórios (...).

Margarida Serrano, professora no curso de Audiologia, fala-nos num dos dois laboratórios equipados que permitem aos alunos formação prática na área, que serve de base aos rastreios que fazem sobretudo no pré-escolar e no ensino básico.

A professora de Audiologia Margarida Serrano explica porque é fundamental rastrear as crianças com 5 e 6 anos: "sabemos que os nossos exames indicam patologias, podem ser infeções e temos essencialmente as chamadas otites, algumas vezes "mudas" e não dizem nada, passando a criança por distraída ou por irrequieta, ou muito irrequieta", explica. Problemas que são detetados pelos exames efetuados por um Audiologista.

Os especialistas alertam ainda para as perdas de audição que se vão acumulando ao longo da vida, e ainda deixam outros dois conselhos: há medicação que lesiona os ouvidos, e cuidado com o volume dos fones ou do rádio ao ouvir esta reportagem.

Outra das áreas em que atua um Audiologista e porque está relacionado com o ouvido é na vertigem: atuam na deteção e na resolução do problema.

Fonte: TSF por indicação de Livresco

Sem comentários: