segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Promover a Inclusão é uma tarefa hercúlea, mas belíssima

O Natal que está aí à porta lembra-nos o ciclo do tempo. Já vivemos muitos natais mas sempre se nos apresentam diferentes. Para além da poluição mercantilista – por vezes até indecorosa – que cobriu o Natal, há um significado nele que não é possível alienar: a celebração de uma nova vida e o florescer de um caminho que pode começar numa manjedoura mas que, por certo, nunca acabará nela. É um tempo predominantemente de projeto, de futuro e na minha humilde opinião, de esperança.
A nossa associação está a passar no Natal por um Natal. As eleições que realizamos no dia 25 de novembro, a chegada de novas pessoas e o compromisso inabalável de outras, trazem-nos redobradas esperanças para o sucesso da nossa associação. Os corpos sociais eleitos para o triénio de 2018/2021, comprometeram-se a dar mais um impulso para podermos ir mais longe.
O nosso objetivo é podermos ultrapassar o que fizemos e lembro-me a este propósito do poema de Vinícius de Moraes (1946) “Os acrobatas” que começa assim:
Subamos!
Subamos acima
Subamos além, subamos
Acima do além, subamos!
Com a posse física dos braços
Inelutavelmente galgaremos
O grande mar de estrelas
Através de milênios de luz.
Parece demais? Parece! Mas foi assim que tornamos uma pequena associação numa estrutura útil e com impacto a nível nacional e internacional, a subir e a galgar.
Em 2018 traremos a todos os nossos sócios e amigos novidades que estão na forja. Logo em janeiro sairá mais um número da nossa revista e os cursos que estamos a organizar são numerosos e certamente terão novidades.
Vale a pena ter esperança e sobretudo um sentido de compromisso e de projeto. É isso que nos diz o Natal, é isso que nos diz a eleição dos novos corpos sociais, mas, sobretudo, é isso que tu, sócio ou amigo, nos podes acrescentar a nós ou que nós te podemos acrescentar a ti.
Promover a Inclusão é uma tarefa hercúlea, mas belíssima. Neste Natal, nos que passaram e nos que hão de vir!
Boas Festas e … “subamos…”


David Rodrigues

Presidente da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial

Fonte: Editorial da Newsletter n.º 113/dez2017.

Sem comentários: