quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Necessidades educativas especiais em debate

O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (UMa) promove no próximo dia 20 de outubro, entre as 09h30 e as 13 horas, uma mesa temática subordinada ao tema ‘Necessidades Educativas Especiais: Inclusão: um compromisso da escola e da comunidade’.

Esta iniciativa tem o propósito de criar um espaço para o debate sobre um tema que preocupa a formação inicial e contínua de professores - O direito à educação e oportunidade de acesso e sucesso no ensino/aprendizagem para os alunos com necessidades educativas especiais.

Apesar de hoje a palavra Inclusão se encontrar presente e todos os discursos sobre a escola e da sociedade a ter assumido como um compromisso, podemos considerar que a sua prática ainda está muito longe de ser generalizada em todos os sectores e particularmente na escola.

Os benefícios da inclusão são indiscutíveis, no entanto, estes ainda não provocaram uma mudança generalizada nas práticas docentes na criação de aulas mais inclusivas. Só o desenvolvimento de concepções favoráveis à inclusão, por parte dos professores, podem efectivamente transformar as escolas em espaços mais inclusivos e promotores do sucesso dos alunos.

Este será um momento privilegiado de discutir a Inclusão das pessoas com Necessidades Educativas Especiais como um compromisso da escola e da comunidade, partilhando ideias de especialistas de reconhecimento

internacional e de experiências pessoais e colectivas relatadas por prelectores convidados que representam a realidade da Região Autónoma da Madeira.

As inscrições já estão a decorrer e podem ser efectuadas até 18 de outubro de 2017, em https://goo.gl/XxDUmx . A entrada é livre.

Fonte: Dnotícias por indicação de Livresco

Sem comentários: