sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Dia Mundial do Surdo

O Dia Mundial do Surdo celebra-se no último domingo do mês de setembro por iniciativa da ONU, para comemorar a criação da Federação Internacional dos Surdos, em 1951.

Este ano de 2017, o Dia Mundial do Surdo é comemorado a 24 de setembro e o seu objetivo é o de chamar a atenção do público em geral e da classe política em particular, para as conquistas da comunidade surda.

A par do Dia Mundial do Surdo, a Federação Mundial dos Surdos comemora também a Semana Internacional dos Surdos, na última semana de setembro, desde 1958.

Esta semana é celebrada através de marchas, debates, campanhas e exibições, cujo objetivo é reunir as organizações das pessoas surdas por todo o mundo, as suas famílias, as organizações políticas, os intérpretes de língua gestual e o público em geral, para dar visibilidade às necessidades das pessoas surdas, assim como reforçar os seus direitos.

No Instituto Nacional para a Reabilitação assinalam-se estas comemorações no dia 22 de setembro, através de exposições e projeção de vídeos sobre a surdez, a Língua Gestual Portuguesa e a vivência das pessoas surdas.

Fonte: INR

Sem comentários: