domingo, 24 de setembro de 2017

25% de alunos tem sintomatologia depressiva, de acordo com um programa da ESEnfC

Os resultados referentes ao último ano letivo do programa + Contigo - o programa de prevenção do suicídio em meio escolar dinamizado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e pela ARS do Centro e já disseminado pelo país - revelam que 25% de alunos abrangidos apresentam sintomatologia depressiva, sendo que em cerca de 15% dos casos ela é moderada ou grave. 

O programa + Contigo abrange um trabalho com educadores, educandos e profissionais de saúde, no âmbito do programa de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar.

No último ano letivo, o programa acompanhou em projeto 6300 alunos, com uma média etária de 13 anos e distribuídos, sobretudo, do 7º ao 10º ano de escolaridade. Os dados apresentados esta semana revelam uma maior vulnerabilidade nas raparigas do que nos rapazes, que aumenta, também, ao longo do desenvolvimento escolar (menos grave no 7º ano, piorando depois). 

Da responsabilidade da ESEnfC e da ARS do Centro, o + Contigo, no terreno desde 2009, trabalha aspetos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência. A população-alvo deste programa é constituída por alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Fonte: Universia por indicação de Livresco

Sem comentários: