sexta-feira, 14 de julho de 2017

Governo quer aplicar currículo específico apenas em casos de deficiência profunda

Nota prévia: Apesar da atualidade do conteúdo abaixo, esta notícia é de 14 de julho de 2016.

A secretária de Estado da Inclusão afirmou hoje em Coimbra que o Governo quer que o currículo específico individualizado seja aplicado apenas em casos de deficiência profunda, ao contrário do que se verifica atualmente.


"Tem vindo a aumentar muito o número de alunos a quem é aplicado o CEI [currículo específico individualizado] e isso é preocupante", disse (...) a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, sublinhando que o executivo pretende que este currículo seja aplicado apenas em casos de "deficiência profunda, em que a apreensão de conteúdos esteja seriamente dificultada".

Ana Sofia Antunes alertou também para o facto existirem, de momento, vários obstáculos para as crianças que são encaminhadas para esta medida especial de adaptação curricular, criticando o facto de, quando o jovem termina o 9.º ano, apenas recebe um "certificado de frequência" e não um certificado de aprovação.

Esta situação "coloca problemas no momento" de os alunos serem "aceites num curso profissional, em que eles têm de ter determinado tipo de certificação de conteúdos já apreendidos", apontou a secretária de Estado.

As crianças, ao não terem um certificado de aprovação, não podem ser encaminhadas para o ensino profissional e, mesmo que o frequentem, apenas irão "sair de lá com um certificado de frequência".

"Qual é a empresa que lhe vai dar uma oportunidade? Ela aprender os conteúdos, até aprendeu, mas não tem um diploma. Isso não faz sentido", disse, referindo que o Governo está a trabalhar para que esta situações fiquem clarificadas.

A secretária de Estado avançou ainda que está a ser estudado, em conjunto com o Ministério de Educação, um aumento do número de horas de apoio curricular por semana para as crianças com necessidades educativas especiais.

"À chegada, deparámo-nos com crianças com meia hora de apoio curricular por semana. Isso é nada", sublinhou Ana Sofia Antunes, que falava à agência Lusa à margem do Encontro Internacional de Educação Especial, que decorre entre hoje e sexta-feira na Escola Superior de Educação de Coimbra.

Fonte: Sapo24

2 comentários:

Zé Morgado disse...

Olá João Adelino, uma pequena nota, esta declaração da Secretária de Estado é de 14 de Julho mas do ano passado. De qualquer forma continua o problema. Abraço

João Adelino Santos disse...

Caro Prof. Doutor José Morgado, tem toda a razão! Tenho sempre o cuidado de verificar a atualidade das notícias ou dos artigos. Ao consultar a página dessa notícia, surgiu, no campo superior esquerdo, a data daquele dia. Mas, depois de confirmar de novo, constata-se que a notícia é do ano passado. Agradeço a informação! Vou colocar um alerta. Abraço