terça-feira, 6 de dezembro de 2016

PISA 2015: alunos portugueses ficaram pela primeira vez acima da média da OCDE

É uma estreia de Portugal no megaestudo internacional que avalia a literacia dos alunos de 15 anos de idade em Ciências, Leitura e Matemática. Pela primeira vez os jovens portugueses ficaram à frente da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) nestes três domínios que são avaliados pelo PISA (Programme for International Student Assessment), um estudo que se iniciou em 2000 e que é feito de três em três anos.

A última edição realizou-se em 2015 e teve como enfoque principal a literacia científica, pelo que esta é a área para a qual há mais dados nos relatórios de desempenho. Participaram 500 mil alunos, dos quais 7325 portugueses. Os resultados são divulgados nesta terça-feira.

A Ciências e Leitura, com mais oito e cinco pontos respetivamente, Portugal obteve resultados “significativamente superiores” aos da média da OCDE, destaca o Instituto de Avaliação Educativa (Iave), responsável pela aplicação destes testes aos alunos portugueses. Já a Matemática, apesar de ter mais dois pontos do que a média, a diferença não é considerada “estatisticamente significativa”.

Nos testes do PISA não são avaliados conteúdos curriculares — aqueles que são lecionados em contexto de sala de aula. No estudo da OCDE o que se pretende saber é em que medida os alunos de 15 anos são capazes de mobilizar os seus conhecimentos, nas três dimensões avaliadas, na resolução dos problemas do dia-a-dia. Nas questões submetidas é tida também em conta a globalização da economia e os desafios que esta representa. “Apesar de serem oriundos de sistemas educativos diferentes, quando chegarem à idade adulta irão competir pela mesma oferta de emprego”, refere a OCDE. (...)

Fonte: Público

Sem comentários: