quarta-feira, 23 de novembro de 2016

CRID/IPLeiria abre as portas e mostra como “Comunicar é possível… na diferença”

O Centro de Recursos para Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria (IPLeiria) abre as suas portas no próximo dia 24 de novembro, a partir das 19h00, para mostrar à comunidade como “Comunicar é possível… na diferença”. 

«Queremos dar a conhecer e sensibilizar a população em geral para os diferentes modos de comunicar através do uso de diferentes tecnologias de apoio e a importância das mesmas na vida das pessoas com deficiência», explica Célia Sousa, docente da ESECS e coordenadora do CRID/IPLeiria.

Esta iniciativa é dinamizada no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorre em todo o País entre os dias 21 e 27 de novembro. Instituições científicas, universidades, escolas e museus abrem as portas à sociedade para potenciar a observação científica e de contacto pessoal com especialistas de várias áreas de conhecimento.

O Centro de Recursos para a Inclusão Digital do IPLeiria destina-se a todos os cidadãos com necessidades especiais e seus familiares, marcando a diferença a nível regional, nacional e internacional. Pretende, entre outros, fomentar a utilização das TIC por parte de todos os cidadãos; contribuir para uma sociedade inclusiva capaz de dar resposta às diferentes necessidades que a diversidade de indivíduos atualmente apresenta; disponibilizar recursos que permitam analisar problemas ligados ao processo ensino/aprendizagem, e elaborar, implementar e avaliar as soluções desses problemas pelo seu desenvolvimento e exploração; responder a determinadas necessidades da comunidade, por vezes limitadoras em múltiplos aspetos, como a conversão de textos para braille, sinalética, entre outros, no sentido de diminuir as dificuldades e privilegiar a igualdade de oportunidades; e apoiar e cooperar com os PALOP na área da acessibilidade eletrónica para todos. É o único centro com estas características no País.

Fonte: Comunicado recebido por correio eletrónico

Sem comentários: