sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Criança deficiente não pode ir à escola

Flávio Angélico, de 5 anos, sofre de multideficiência profunda, e está impedido de frequentar o pré-escolar na Escola Básica nº 5 da Baixa da Banheira. 
Tudo porque o Ministério da Educação (ME) ainda não autorizou a Câmara da Moita a contratar auxiliares para apoiar crianças com necessidades educativas especiais. 
"O Ministério não mandou a verba e o menino não pode ir à escola", lamenta o avô, Marcelino Oliveira. 
Na passada quinta-feira, o ME garantiu (...) que a situação ficaria "resolvida nos próximos dias" e, entretanto, instou o diretor do Agrupamento de Escolas D. João I a "recorrer aos funcionários disponíveis no agrupamento". 
Só que Flávio precisa de apoio especializado, o qual a direção do agrupamento diz não ter disponível. Nos últimos dois anos, a criança foi acompanhada pela mesma auxiliar. "O Flávio precisa de ser alimentado com sonda e a auxiliar que o acompanhava teve formação", afirma o avô, que recusa deixar o neto na escola sem um auxiliar especializado. 
O ME disse ontem (...) [21-09-2016] que a escola já informou a família de que "a criança pode frequentar a escola e permanecer na sua sala, sendo certo que as condições de acompanhamento serão melhoradas" até "colocação de assistente operacional a tempo inteiro". Uma promessa que para esta família não resolve o problema no presente.

Fonte: CM por indicação de Livresco

Sem comentários: