domingo, 5 de junho de 2016

UBI combate insucesso escolar no Médio Tejo

A Universidade da Beira Interior (UBI), através da Faculdade de Ciências da Saúde, vai colaborar com seis entidades públicas num projeto que pretende promover o sucesso escolar na região do Médio Tejo, através da correção de problemas visuais e auditivos das crianças.

O plano será implementado nos estabelecimentos do pré-escolar do território abrangido pela Comunidade Intermunicipal Médio Tejo (CIMT), composta por concelhos dos distritos de Castelo Branco e Santarém.

Com esta parceria, a UBI contribui para a melhoria das condições de vida e aprendizagem dos jovens da região que a envolve, no âmbito de uma iniciativa inovadora que pretende fazer mais do que simples rastreios.

Os promotores querem propiciar o tratamento e reabilitação, feitos por técnicos especializados e efetuando-se nos espaços escolares, com expectativa de grande rigor nos diagnósticos e elevada cobertura. As crianças que necessitem de intervenções clínicas serão encaminhadas para tal.

De acordo com o texto do protocolo, “reconhece-se a relevância das questões da saúde para o sucesso escolar, sendo fundamental a existência de uma visão e audição normais para um adequado funcionamento cognitivo, comportamental e emocional da criança, sendo desejável a identificação e correção de eventuais problemas antes do início da escolaridade obrigatória”.

Caberá à UBI colaborar no planeamento do projeto, designadamente nos aspetos científicos que contribuam para o seu adequado desenvolvimento e avaliação de resultados. Disponibilizará também o equipamento para a realização dos exames de rastreio da visão.

O protocolo foi assinado ontem, dia 3 de junho, em Abrantes, durante a inauguração da Unidade de Saúde Familiar D. Francisco de Almeida, numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Além da UBI, estão envolvidas seis instituições ligadas à organização do território (Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo), saúde (Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e Centro Hospitalar do Médio Tejo) e educação (as direções de serviços de Educação da Região Centro e da Região de Lisboa e Vale do Tejo).

O âmbito territorial do acordo abrange os municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sertã, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Fonte: Notícias do Zêzere por indicação de Livresco

Sem comentários: