segunda-feira, 6 de junho de 2016

PCP denuncia “recusa” de escola de Braga em receber grupo de alunos autistas

O vereador eleito pela CDU na autarquia de Braga, Carlos Almeida, disse esta segunda-feira a jornalistas que há um grupo de seis alunos com autismo, com idades entre os 16 e os 18 anos, a frequentar a Escola EB 2,3 de Gualtar que já devia ter transitado para a escola secundária do agrupamento, a Carlos Amarante, mas que este estabelecimento de ensino, alegando “falta de uma sala”, recusa-se a abrir uma Unidade de Ensino Estruturado para receber os seis estudantes.

Contactada (...), a diretora do Agrupamento no qual estão inseridas a escola EB2,3 e a secundária Carlos Amarante, Hortense Santos, afirmou que esta é uma “questão que está a ser resolvida com a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares de Serviços da Região Norte”, não adiantando mais pormenores.

“Entendemos que não faz sentido que jovens com 18 anos se arrastem na frequência escolar, de ano para ano, numa escola básica, desde logo fora do contexto e quando têm, ainda por cima, níveis de aproveitamento satisfatório”, afirmou Carlos Almeida. Segundo o vereador comunista, “a resposta que se conhece da Carlos Amarante é que não há espaço físico” nas instalações da escola.

“É uma resposta que não é compreensível porque falamos de uma escola que foi recentemente remodelada por vários milhões. Não nos parece que não haja condições para que uma única sala que possa ser atribuída”, disse. Além disso, salientou, “é um direito consagrado lei, que assiste aqueles jovens frequentarem o ensino secundário” pelo que, “não tem lógica nem é justo que arrastem a sua educação, repitam conteúdos e não evoluam na sua formação. É um direito que lhes está a ser negado”.

“Esperamos que esta recusa em receber estes alunos não tenha escamoteado um qualquer receio de que eles possam prejudicar a posição da escola nos rankings escolares”, adiantou. (...)

Fonte: Observador

Sem comentários: