quarta-feira, 15 de junho de 2016

Fisco cria atendimento por videochamada para surdos

A administração fiscal criou um serviço de atendimento especializado para os contribuintes surdos que, através de videochamada, entrem em contacto com o centro de atendimento telefónico da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), passando a contar com intérpretes de Língua Gestual Portuguesa que faz a ponte entre o contribuinte e o funcionário do fisco.

O novo serviço começou a ser disponibilizado nesta quarta-feira, anunciou em comunicado o Ministério das Finanças, adiantando que o centro especializado “permite que o cidadão surdo, em videochamada, fale em Língua Gestual Portuguesa com intérpretes que asseguram a tradução simultânea para o local de destino”.

“A contratação deste serviço contribuirá para induzir o cumprimento voluntário num segmento de população que até então não tinha acesso a todos os canais de comunicação actualmente disponibilizados”, reforça o Ministério das Finanças.

O atendimento especializado está disponível “de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h”, refere o ministério, sublinhando que a AT, liderada por Helena Borges, é “a primeira entidade com administração directa do Estado, no âmbito do Ministério das Finanças, a disponibilizar este serviço em Portugal”.

Fonte: Público

Sem comentários: