sábado, 4 de junho de 2016

'Erasmus+' já levou alunos especiais da Escola dos Louros a três cidades europeias

A EB 2,3 dos Louros integra desde setembro de 2015 um projeto bianual no âmbito do programa 'Erasmus+'.

Este projeto tem como objetivo mostrar como os alunos com necessidades educativas especiais transitam para a vida ativa nos diferentes países parceiros: Alemanha, Letónia, Polónia, Inglaterra, França e Portugal, partilhando experiências e mostrando aos alunos as semelhanças e diferenças entre as escolas.

As turmas envolvidas neste projeto são o 5.º A e 7.º A, de Percursos Curriculares Alternativos, com alunos de idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos.

Até ao momento decorreram três atividades de aprendizagem, que implicam a deslocação aos países parceiros. Em cada uma delas participaram três professores e três alunos de cada país.

As cidades visitadas foram Londres (Inglaterra), Riga (Riga) e Lódz (Polónia).

Nestas mobilidades os alunos participaram diversas atividades, nomeadamente em aulas de ciências, artes, culinária, jardinagem, desporto, geografia, hotelaria, entre outras. Os alunos tiveram também a possibilidade de visitar museus, frequentar workshops e explorar a cidade.

No tempo que medeia as atividades de aprendizagem, os alunos desenvolvem pequenas tarefas, previstas no projeto, e que são desenvolvidas na escola, tais como levantamento de tradições e reconhecimento orográfico da RAM, artes, desenvolvimento de competências na língua inglesa através da escrita de textos com temas definidos no projeto. Todo este trabalho é partilhado com os parceiros através da plataforma Twinspace.

Na opinião dos alunos estes projetos são muito importantes para a escola, pois permitem-lhes conhecer outros países, outras cidades, fazer novos amigos e desenvolver os conhecimentos de língua inglesa. Muitos focam também a possibilidade de andar de avião, metro e comboio, transportes que não existem na RAM.

No próximo ano letivo serão retomadas as atividades de aprendizagem nas cidades de Hanover (Alemanha) e Draguignan (França).

Fonte: Dnotícias por indicação de Livresco

Sem comentários: