quarta-feira, 6 de abril de 2016

Deputada do PS eleita por Viana preocupada com falta de recursos na educação especial

A deputada do PS eleita pelo distrito de Viana do Castelo, Sandra Pontedeira, manifestou-se preocupada com a falta de recursos humanos no ensino especial do distrito de Viana do Castelo apesar de afirmar que a região é considerada uma “referência”, a nível nacional nesta área.

A deputada socialista falava aos jornalistas após a visita, esta segunda-feira, a duas escolas do distrito de distrito de Viana do Castelo, a básica de Paredes de Coura, que tem 50 crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), e a Básica 2º e 3º Carteado Mena, em Darque, integrada no agrupamento de Escolas de Monte da Ola, com 174 alunos com NEE.

“Faltam professores de [educação] especial e faltam pessoas com formação especializada no que toca a pessoal não docente, porque estas crianças exigem muito”, destacou. Vimos uma dedicação extrema a estas crianças. Muito mais poderia ser oferecido a estas crianças e aquilo que as direções das escolas mais reivindicaram foi a questão dos recursos humanos”, sustentou. (...)

“Se podemos deixar alguma sugestão ao senhor Ministro da Educação, nesta fase, é pedir uma aposta clara na educação inclusiva, com a eventual reafetação de mais recursos. É importante que haja um triângulo entre ministérios. É necessário que haja uma colaboração entre o Ministério do Trabalho e Segurança Social, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, para que trabalhem em conjunto para ajudar estas crianças e jovens e respetivas famílias”, adiantou a deputada do PS.

Da visita que efetuou às escolas do Alto Minho Alexandre Quintanilha realçou a “qualidade das pessoas envolvidas”, sobretudo o pessoal docente afirmando: “É um trabalho nada fácil, que exige uma dedicação extrema. O entusiasmo e a energia que se verifica mesmo com as enormes dificuldades sentidas”.

Fonte: Rádio Alto Minho por indicação de Livresco

Sem comentários: