quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

CONCURSO ESCOLAR DEDICADO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA | “ESCOLA + HUMANA” TEM INSCRIÇÕES ABERTAS

Pelo quinto ano consecutivo, o Município de Santa Maria da Feira promove, em parceria com a Provedoria Municipal para a Mobilidade, o concurso escolar dedicado à educação inclusiva “Escola + Humana”, dirigido às escolas e IPSS do Concelho. As inscrições estão abertas até 11 de março.

Com este concurso, dirigido aos diferentes níveis de ensino das escolas públicas e privadas, bem como IPSS do Concelho, os promotores pretendem fomentar uma educação inclusiva, alterar atitudes e comportamentos e eliminar barreiras sociais, comunicacionais, urbanísticas e arquitetónicas. Pretende-se ainda a inclusão da pessoa com deficiência na vida da comunidade escolar e local, realçando o enriquecimento individual, educacional e cultural pelo convívio com a diversidade. Simultaneamente, pretende-se promover a igualdade na cidadania, ambicionando uma comunidade que se orgulhe se ser acolhedora e diversa.

Os trabalhos a apresentar, nas categorias Desenho/Pintura, Escultura, Fotografia e Multimédia, devem estar totalmente preparados para a exposição ou apresentação pública e ter como temas as atitudes e comportamentos inclusivos e/ou barreiras sociais, comunicacionais, urbanísticas e arquitetónicas.

Na apreciação dos trabalhos a concurso, o júri terá em conta: a capacidade de síntese e clareza na descrição do processo e dos resultados no guia descritivo; a participação e intervenção ativa dos alunos, bem como envolvimento da comunidade; as propostas e iniciativas para a concretização de soluções; a correção técnica dos conteúdos; a adequação aos temas; e a concretização de um trabalho que reflita de forma harmoniosa os critérios enumerados.

Os vencedores das três categorias do concurso – Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico; 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico; e Ensino Secundário – verão reconhecidas as suas boas práticas através de divulgação dos seus projetos e usufruirão da possibilidade de acolher uma sessão de sensibilização, nas respetivas escolas, sobre temas do seu interesse, no âmbito da temática deste concurso escolar.

Para mais informações e esclarecimentos, as escolas interessadas devem contactar o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

Fonte: Cidades.com por indicação de Livresco

Sem comentários: