sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Está aberto o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e Lar Residencial para pessoas portadoras de deficiência de Arcos de Valdevez

(...) Para o presidente do Municipio, este foi um dia especial porque a entrada em funcionamento deste Centro de Apoio às Atividades Ocupacionais reverte-se de extrema importância para o Concelho e para a Região, na medida em que vai colmatar uma lacuna concelhia, pois com esta valência passará a haver pela primeira vez em Arcos de Valdevez um conjunto de respostas sociais aos jovens e adultos portadores de deficiência como também aos seus familiares, visando o desenvolvimento e manutenção das suas autonomias pessoais, sociais e o seu equilíbrio emocional, tornando-os mais independentes e consequentemente mais felizes. De igual modo contribuirá para a construção de uma sociedade mais solidária e inclusiva.

Esta unidade de apoio às pessoas portadoras de deficiência divide-se em duas vertentes, uma que diz respeito à área para desenvolvimento de atividades em oficinas de trabalho ocupacional destinada a 30 utentes e outra que diz respeito a um Lar Residencial com capacidade para 15 utentes.

Estes dois serviços, instalados numa das alas do Hospital de S. José revitalizada para o efeito, oferecerão aos utentes as condições infraestruturais e técnicas adequadas para o seu desenvolvimento holístico, contando com espaços específicos como ginásio adaptado e sala de snoezelen.

De realçar que este projeto vai ao encontro das necessidades identificadas em sede de Conselho Local de Ação Social (CLAS) para a área da deficiência, contribuindo assim para uma resposta de proximidade para esta problemática, que muito afeta o concelho de Arcos de Valdevez e concelhos limítrofes.

Estão agora criadas as condições para que esta franja da população tenha uma adequada resposta no Concelho de Arcos de Valdevez, o que irá contribuir para um desenvolvimento social mais harmonioso e solidário.

Para os interessados, as inscrições realizam-se na receção do edifício Vilagerações, da Santa Casa da Misericórdia.

Fonte: Local.pt por indicação de Livresco

Sem comentários: