sábado, 5 de setembro de 2015

Psicologia do Desenvolvimento reúne 800 investigadores de 56 países na UMinho

A Universidade do Minho, em Braga, acolhe de 8 a 12 de setembro a 17ª Conferência Europeia de Psicologia do Desenvolvimento. A iniciativa reúne cerca de 800 especialistas de 56 países para discutir temas do desenvolvimento humano de relevância na sociedade atual. É a primeira vez que este evento da Associação Europeia de Psicologia do Desenvolvimento (EADP) decorre em Portugal, estando a organização a cargo da Escola de Psicologia e do Instituto de Educação da UMinho.



A sessão de abertura é na terça-feira, às 17h30, no auditório A1 do campus de Gualtar. Conta com a presença do vice-reitor Rui Vieira de Castro, da presidente da EADP, Frosso Motti-Stefanidi, além das professoras Ana Tomás de Almeida e Isabel Soares, respetivamente presidentes das comissões organizadora e científica da conferência.


As trajetórias individuais nos mais variados contextos de vida e a influência destes no desenvolvimento normal e atípico numa perspetiva evolutiva são o foco de estudos que irão ser apresentados e que incluem questões sobre a imigração e minorias étnicas, bullying e agressão, família e parentalidade, estereótipos de género e questões associadas à educação na família e na escola, participação cívica dos adolescentes e jovens adultos, entre outras. Em destaque estão as sessões plenárias “Advances in understanding differential susceptibility to environmental influences”, proferida por Jay Belsky, da Universidade de Califórnia (EUA) (dia 9, às 9h00); “Gender stereotypes in education: Development, consequences and interventions”, por Christiane Spiel, da Universidade de Viena (Áustria) (dia 9, às 9h45); “How can neurodevelopmental disorders inform us about developmental psychology?”, por Adriana Sampaio, da UMinho (dia 9, às 15h45); “Os fundamentos da cognição humana”, por Paul Harris, da Universidade de Harvard (EUA) (dia 10, às 9h00); “Motivational changes across adulthood and their impact on adult development', por Alexandra Freund, da Universidade de Zurique (Suíça) (dia 10, às 15h45); “Pathways to adulthood: Strivings, transitions, agency and resiliency”, por Katariina Salmela-Aro, da Universidade de Jyväskylä (Finlândia) (dia 10, às 17h00); “How processing detail guides social development”, por Chantal Kemnerm, da Universidade de Utrecht (Holanda) (dia 11, às 9h00); “The beneficial and detrimental role of competition in adolescence and young adulthood”, por Márta Fülöp, da Academia de Ciências da Hungria (dia 11, às 9h45).

Debate sobre a ciência para a política

Está ainda previsto na sexta-feira, dia 11, das 14h30 às 16h00, no auditório A1, o debate “A Ciência para a Política”, com a intervenção de Hans-Peter Blossfeld, investigador na área da Sociologia da Educação no Instituto Universitário Europeu (Itália), Hirokazu Yoshikawa, professor de Globalização e Educação na Universidade de Nova Iorque (EUA), e Eveline Crone, da Universidade de Leiden (Holanda).


O programa de cinco dias conta com a realização de 9 palestras com especialistas convidados, 64 sessões temáticas, 59 mesas redondas, apresentação de 458 posters e 557 comunicações. Os 800 participantes poderão ainda usufruir de visitas guiadas a Braga, Guimarães, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Porto, Gerês, Douro e Santiago de Compostela (Espanha), bem como assistir a espetáculos com música e dança tradicionais. O evento tem o site http://ecdpbraga2015.com.

Fonte: Correio do Minho por indicação de Livresco

Sem comentários: