terça-feira, 28 de abril de 2015

Professores com 69 anos e outros a trabalhar há 37 tentam quadro

Concursos. Ministério abriu 1453 lugares, para 33 500 candidatos, mas 800 lugares foram imediatamente ocupados ao abrigo de uma polémica "norma travão".

Ano após ano, milhares de professores dos quadros pedem a aposentação ao Ministério da Educação e Ciência (MEC). Mas também há quem esteja na situação oposta: na idade da reforma e ainda a tentar entrar para os quadros. Nos concursos que estão a decorrer - e cuja fase de reclamações chegou ontem ao fim - há mesmo um candidato que tem 69 anos de idade e contabiliza 22 anos de serviço completos...sem nunca ter chegado a vincular.

A situação deste professor - as listas dos concursos não permitem saber se sempre deu aulas no Estado ou também passou pelo privado - é tão radical que, se conseguir entrar no quadro, passará apenas alguns meses nessa condição. Em fevereiro do próximo ano, ao completar 70 anos de idade, terá de se aposentar por ter atingido a idade máxima prevista na carreira.

Há também situações de professores a dar aulas há décadas, num caso há 37 anos, sem terem entrado no quadro.

Exemplos apontados por sindicatos e associações de professores para contestarem a "norma travão" criada pelo MEC, que levou a que 800 dos 1453 lugares a concurso tenham logo sido ocupados por professores com menos experiência do que a maioria dos restantes candidatos.

Fonte: DN

Sem comentários: