sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Estratégia Integrada para as Doenças Raras 2015-2020

Pelo Despacho n.º 2129-B/2015, os Ministros da Saúde, da Educação e Ciência e da Solidariedade, Emprego e Segurança Social aprovam a a estratégia Integrada para as Doenças Raras 2015-2020 e revogam o Programa Nacional para as Doenças Raras, aprovado em 2008, e a criação de uma Rede Nacional de Centros de Referência para Doenças Raras, aprovada em 2011, pelo Ministério da Saúde.

A Estratégia Integrada para as Doenças Raras, baseada numa cooperação interministerial, intersetorial e interinstitucional, que faça uso complementar dos recursos médicos, sociais, científicos e tecnológicos, tem como missão desenvolver e melhorar: 
1. A coordenação dos cuidados; 
2. O acesso ao diagnóstico precoce; 
3. O acesso ao tratamento; 
4. A informação clínica e epidemiológica; 
5. A investigação; 
6. A inclusão social e a cidadania.

No respeitante à estratégia "Inclusão social e cidadania", determina-se:
1. Desenvolver programas de formação, educação e treino a profissionais de saúde e do sector social, que ajudem à sua capacitação na identificação, tratamento e reabilitação de doenças raras. 
2. Incentivar a colaboração ativa das associações de doentes com doenças raras na definição de respostas integradas e na sua concretização. 
3. Capacitar as pessoas com doenças raras e os seus cuidadores, através do apoio da ação coordenada e complementar das associações de doentes e, quando relevante, da satisfação das necessidades educativas especiais dos doentes.

Sem comentários: