segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

OS MENINOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS AGRADECEM A GENEROSIDADE DO SR. MINISTRO

Deus lhe agradeça, por tamanha generosidade Dr. Nuno Crato. Os meninos com necessidades especiais, as suas famílias e os técnicos que deles cuidam agradecem reconhecidamente a oportunidade de continuar a poder viver.
É certo que não vivem da forma que os seus direiros exigiriam, mas não se pode ter tudo não é Sr. Dr. Nuno Crato.
Não pense que eu, porque a responsabilidade destas palavras é minha, sou um mal agradecido. Não senhor.
Trata-se apensa de relembrar ao Sr. Dr. Nuno Crato que o que a comunidade faz pelos meninos com necessidades especiais, não é mais do que o cumprimento dos seus direitos. 
Podemos discutir se esta é a melhor forma de o fazer, mas se o Sr. Dr. Nuno Crato assumiu que era, enquanto não mudar, tem o dever e a responsabilidade de cumprir aquilo a que se comprometeu.
É verdade que não estamos muito habituados a que o Sr. Dr. Nuno Crato assuma as responsabilidades do que acontece no MEC, sobretudo quando alguma coisa não corre bem, e tem sido, e são demasiadas coisas.
Também não estamos habituados a que o Sr. Dr. Nuno Crato entenda que os alunos com necessidades educativas especiais são alunos que têm o direito constitucional de verem as suas necessidades satisfeitas e que essa resposta não é dependendente da maior ou menor generosidade orçamental.
Eu sei que muitos destes alunos não entram nos rankings das escolas, não contribuem para os créditos horários que o Sr. Dr Nuno Crato oferece às escolas com melhores resultados e, pecado mortal, muitos deles não podem fazer exames nacionais,
Também sei que muito deles, aqueles que na linguagem comum nas escolas são ofensivamente designados por CEIs, (coisa aberrante diga-se de passagem, como é que um currículo individual não é específico?!) também atrapalham o trabalho em muitas escolas secundárias que, de repente e sem apoios, se viram a braços com uma população para a qual não se sentiam preparados para lidar. Por isso o Sr. Dr. Nuno Crato autoriza que esses CEIs apenas precisem de estar 4 horas nas escolas. Temos que justificar uma educação inclusiva não é verdade, e de resto as famílias, como sempre, e as instituições, cada vez mais, darão uma ajuda. Solidariedade comunitária é isso mesmo.
Muito mais haveria para lhe dizer, mas neste início de ano aqui lhe deixo um agradecimento final para magnanimidade do seu gesto.

José Morgado

Sem comentários: