sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Número de alunos com necessidades especiais diminui com avanço na escolaridade

O Diário Digital noticia que o número de alunos com necessidades educativas especiais permanentes que realiza exames a nível de escola diminui conforme aumenta a escolaridade, passando de mais de 14 mil provas realizadas no ensino básico para apenas 155 no secundário.

Como sabemos, as provas de final de ciclo e os exames nacionais são obrigatórios para quase todos os alunos no final de cada ciclo de ensino. No entanto, podem ser substituídos por provas a nível de escola no caso de alguns alunos com necessidade educativas especiais de caráter permanente.

Acontece, porém, que, no contexto atual, os alunos do ensino secundário que pretendam concorrer e ingressar no ensino superior têm obrigatoriamente de realizar os exames nacionais requeridos para o(s) curso(s) pretendido(s). Esta situação leva a que muitos daqueles alunos que realizaram as provas de final de ciclo a nível de escola sejam forçados, face às suas expectativas pessoais futuras, a realizar os exames nacionais. 

Por outro lado, o número de alunos que frequenta cursos de ensino profissional tem vindo a aumentar gradualmente nos últimos anos. Em sentido inverso, o número de alunos a frequentar o ensino secundário regular tem vindo a diminuir (CNE, 2014). A conclusão do ensino secundário dos alunos do ensino profissional não implica a realização dos exames nacionais, salvo se pretenderem concorrer ao ensino superior. É natural que grande parte destes alunos não pretenda continuar os estudos no ensino superior, optando por tentar ingressar no mercado de trabalho.

A conjugação destes dois fatores contribui decisivamente para que o número de alunos com necessidades educativas especiais que realizam exames a nível de escola diminua significativamente com o avanço da escolaridade, designadamente no final do ensino secundário.

Sem comentários: