sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Imagens do cérebro ajudam a prever comportamento

As técnicas de imagiologia médica não invasivas, como a ressonância magnética funcional, levaram a descobertas científicas fundamentais sobre o funcionamento do cérebro. Um artigo agora publicado na revista científica Neuron destaca uma série de estudos recentes que mostram que as imagens do cérebro podem ajudar a prever várias características da personalidade e capacidades futuras de cada indivíduo, tais a aprendizagem, o potencial para a criminalidade, os comportamentos relacionados com a saúde e a resposta a drogas ou tratamentos comportamentais.

A tecnologia pode oferecer oportunidades para personalizaras melhores práticas e métodos educacionais e clínicosaplicados em vários distúrbios cerebrais.

John Gabrieli, investigador do Massachusetts Institute of Techology (MIT) sublinha o potencial poder preditivo das imagens do cérebro, desde a aprendizagem da leitura, da matemática, ou até a avaliação da probabilidade dos jovens e crianças se tornarem criminosos, ou a predisposição para o consumo de drogas e álcool.

"Atualmente, esperamos por sinais de fracasso na escola ou por sintomas de problemas de saúde mental, para iniciar as abordagens terapêuticas. Mas muitas vezes os danos já estão instalados", explica Gabrieli. "Se pudermos usar a imagiologia médica aplicada ao cérebro para identificar indivíduos com alto risco de fracasso no futuro, poderemos ser capazes de ajudar muitos indivíduos, evitando as tais falhas antes de ocorrerem."

No entanto, os autores também apontam para as questões éticas e sociais levantadas pelos estudos que tentam prever o comportamento dos indivíduos. "Vamos precisar de ter a certeza de que o conhecimento do comportamento futuro é usado para personalizar práticas educacionais e médicas, e não para ser usado de forma a limitar o apoio às pessoas com maior risco de fracasso", diz o especialista.

"Por exemplo, em vez de simplesmente identificar os indivíduos mais ou menos propensos a ter sucesso em programas de educação, essas informações poderiam ser usados para promover a educação diferenciada para os menos propensos a ter sucesso com os métodos de ensino padrão", conclui.

Fonte: Sábado por indicação de Livresco

Sem comentários: