quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

MENSAGEM DO DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Este ano o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, centra-se no tema, "O desenvolvimento sustentável: a promessa da tecnologia".
A tecnologia mudou o mundo, colocando o conhecimento ao alcance das pessoas e ampliando a sua gama de oportunidades. As pessoas com deficiência podem beneficiar enormemente de tais avanços, contudo, muitos não têm acesso a essas ferramentas essenciais.
Enquanto a comunidade internacional trabalha para desenhar uma agenda de desenvolvimento pós-2015 ambiciosa e inspiradora, que não deixe ninguém para trás, temos de aproveitar o poder da tecnologia para o desenvolvimento, para todos.
Através de tecnologia de apoio, adaptativa e inclusiva, as pessoas com deficiência podem tirar o máximo partido do seu potencial nas suas comunidades e no trabalho. Os empregadores podem aproveitar a tecnologia para criar um ambiente propício para as pessoas com deficiência encontrarem empregos produtivos e usarem totalmente as suas habilidades e capacidades.
A tecnologia também pode ajudar pessoas com deficiência no contexto de desastres naturais, certificando-se que as informações críticas lhes chegam. Igualmente importante, a tecnologia pode ajudar-nos a incluir as necessidades específicas das pessoas com deficiência na preparação e resposta a desastres.
Não podemos poupar esforços para garantir que as políticas, programas, diretrizes e tecnologias do século XXI sejam acessíveis a pessoas com deficiência, e sensíveis às suas perspectivas e experiências. Juntos, vamos trabalhar para um futuro melhor que seja inclusivo, equitativo e sustentável para todos.
 
Mensagem do Secretário Geral da ONU
 
Fonte: INR

Sem comentários: