segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Leiria acolhe Ludo Apta IV para promover a inclusão pelo desporto

Iniciativa decorre dia 3 de dezembro, a partir das 9h45, em Leiria

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), a Oásis – Organização de apoio e solidariedade para a integração social e a Câmara Municipal de Leiria dinamizam a quarta edição do “Ludo Apta – a inclusão pelo desporto”. A iniciativa realiza-se no dia 3 de dezembro, no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, e pretende sensibilizar e promover o desporto competitivo, lúdico e adaptado junto da comunidade.

Na manhã de quarta-feira decorre um colóquio no auditório 2 da ESECS, onde serão apresentadas as boas práticas na área do desporto inclusivo, com testemunhos de atletas, e destina-se à comunidade académica e aos profissionais da área. Nesta sessão destaca-se a presença de João Vaz, atleta do Sporting Clube de Portugal e vice-campeão do mundo em natação, do seu pai, Francisco Vaz, e de Rui Gama, treinador de desporto adaptado do Sporting Clube de Portugal.

O evento continua à tarde com um peddy-paper, no centro da cidade de Leiria, que inclui demonstrações de algumas modalidades desportivas, como boccia, zarabatana, esgrima, judo e andebol em cadeira de rodas. O atleta paralímpico de Judo, Miguel Vieira, acompanha estas atividades abertas e gratuitas para a comunidade.

As modalidades em destaque na Ludo Apta de 2014 contam com a organização da Oasis e ESECS (boccia e zarabatana), pelo Grupo Desportivo Santo Amaro (judo), pelo Bairro dos Anjos (esgrima), e pela Associação Portuguesa de Deficientes, delegação do centro (andebol em cadeira de rodas). Os interessados em obter mais informações podem consultar a página do evento no Facebook
https://www.facebook.com/ludoapta
 
Fonte: Recebido por correio eletrónico

1 comentário:

Quinteto disse...

Estão de parabéns pela iniciativa!