terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Ano novo: vida nova!

Dezembro. As tristezas do frio e a certificação de mais um ano passado são amenizadas com as festas de Natal. Luzes, solidariedade, apelos à concórdia, Paz e Amor. Parece que o Natal vem mesmo a propósito para nos esquecermos que mais um ano já passou. É este assim o tempo de preparação para o novo ano. Na verdade, o que há mais tradicional na tradição é acabar com a tradição, inová-la, modificá-la. A grande tradição da história é esquecer a história. Por isso é tão bom regressar à tradição, porque ela – se for verdadeira – nunca é igual. A tradição da tradição é a inovação. Venha ela em 2015!

O novo ano no que respeita à Educação Especial é cheio de promessas. Antes de mais promessas legislativas. Depois dos documentos/estudos publicados no ano de 2014 (e que são analisados no nosso número da “Educação Inclusiva” de Dezembro) estamos à espera das consequências que se irão tirar destes estudos. Fala-se de modificações na legislação, de uma lei de bases, fala-se de tanta coisa mas não sabemos o que vai sair nem como vai sair nem quando vai sair. Temos sim uma grande expectativa para saber se haverá alguma negociação prévia ou vamos acordar um dia com uma legislação novinha em folha no Diário da República como aliás se passou com o 3/2008. Ora aqui temos um primeiro motivo de interesse.

A nossa associação oferece-nos outros múltiplos motivos de interesse. A nossa formação permanente está cada vez mais ativa, mais descentralizada e mais próxima dos interesses dos professores. Boas notícias. Teremos também o congresso ISEC2015 em Lisboa de 26 a 29 de Julho. Apontem e não faltem! Estamos também preparar um simpósio sobre “Formação Permanente” que discutirá os modelos e as necessidades de mudança na formação permanente. Continuamos ativos e participativos em todas as causas que impliquem a profissão dos professores de Educação Especial, na qualidade dos serviços a bem das crianças e jovens com deficiência e suas famílias.

É inevitável falar de 2014 – consagramos este ano à promoção da Inclusão como Direito Humanos e produzimos textos, uma conferência parlamentar e múltiplas iniciativas que procuraram valorizar a Inclusão e fundamentá-la no âmbito dos Direitos Humanos. Vamos lançar uma campanha de novos sócios. Não estamos satisfeitos com o número que temos. Apelamos a todos os nossos sócios e amigos que se juntem a nós. Quanto mais sozinhos estiverem os professores mais fácil vai ser desvalorizar a educação, o seu estatuto. E para os mais empedernidos: se não se quiserem inscrever façam-nos o favor de dizer porquê, O pior de tudo é este encolher de ombros e de conformidade com a “vidinha”.

Queríamos desejar a todos uma quadra de Natal feliz: quente de afetos e rica em projetos. A nossa associação faz a sua parte para defender os professores, os alunos e as suas famílias. Vamos em 2015 fazer também a nossa parte. Ano novo: vida nova!.

David Rodrigues

Presidente da Pin-ANDEE

Fonte: Editorial da Newsletter da Pró-Inclusão- ANDEE

Sem comentários: