terça-feira, 23 de setembro de 2014

Há 21 escolas de Olhão sem docentes de educação especial

Segundo o BE, «os encarregados de educação receberam notificações para não levarem os filhos à escola até indicação em contrário. Esta é uma situação que está a afetar seis agrupamentos daquele concelho, o que causa «graves constrangimentos a alunos e famílias».

Tendo isto em conta, a deputada do bloco quer que o Ministério da Educação esclareça «quando irão as unidades de educação especial das escolas públicas de Olhão iniciar atividade», bem como o porquê destas não estarem «dotadas dos meios próprios para iniciar atividade». Além disso, perguntou se há garantias que tudo seja resolvido «antes do final de setembro».

Por outro lado, a coordenadora concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão «têm já convocada uma reunião para o próximo dia 1 de outubro para a qual convidou associações de pais, responsáveis dos agrupamentos e membros da autarquia».

In: Sul informação por indicação de Livresco

Comentário:
Esta situação não é exclusiva do concelho de Olhão. De facto, verifica-se a carência de diversos docentes de educação especial ao longo das escolas do país.
Por um lado, há docentes que se encontram de baixa médica que ainda não foram substituídos, nem se sabe quando o serão. Nas listas de colocação de hoje, não foram contempladas essas situações para este grupo de recrutamento.
Por outro lado, não se compreendem os critérios de atribuição de docentes de educação especial. O Ministério da Educação e Ciência (MEC), através da Direção-Geral da Educação, impõe que, ao longo do ano, sejam preenchidas bases de dados relativas aos alunos com necessidades educativas especiais, respetivos apoios e docentes atribuídos. No agrupamento a que pertenço, o número de alunos com necessidades educativas especiais tem-se mantido estabilizado ao longo dos últimos anos. No entanto, o MEC reduz o número de docentes de educação especial e faz ouvidos de mercador às requisições dos agrupamentos.
Regista-se, ainda, a falta dos técnicos dos Centros de Recursos para a Inclusão e a contratação de "meio" psicólogo. 

1 comentário:

MA disse...

Aqui por Penafiel e Paredes passa-se o mesmo! Há falta de professores de EE e no entretanto "o MEC reduz o número de docentes de educação especial". E quando contactado responde apenas que a rede foi reajustada! O problema da EE é que há professores que estão a acompanhar 30 a 40 alunos! Isto é de loucos!!!