sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Debate público sobre regime de docência no 1.º Ciclo

A Federação Nacional de Professores (FENPROF) propôs (...) um debate público sobre o modelo de ensino e docência no 1.º Ciclo, no âmbito de uma reunião no Ministério da Educação para criar um grupo de recrutamento de Inglês.

"O Ministério da Educação propõe a criação de um grupo específico para o ensino de Inglês no 1.º Ciclo, defendendo que tal área não deve ser atribuída ao professor titular de turma", afirma a federação em comunicado, sugerindo que a medida abre campo à criação de outros grupos específicos.

A FENPROF tem questionado o modelo de monodocência no 1.º Ciclo, considerando que está ultrapassado e defendendo a pluridocência nos 3.º e 4.º anos de escolaridade.

No âmbito da reunião realizada (...) no Ministério da Educação, com vista à introdução da disciplina de Inglês no 3.º ano, em 2015-2016, a estrutura sindical defendeu que esta é uma alteração substancial que "não se compadece com decisões precipitadas e casuísticas".

Neste sentido, propôs a abertura calendarizada de um debate público, envolvendo a comunidade científica e educativa, integrando os contributos de universidades, escolas, pais, professores e sindicatos. (...)

A FNE entende que o documento final deve obedecer ao parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Está contemplado que as crianças passem a ter duas horas de Inglês por semana a partir do 3.º ano e que os professores tenham formação específica de Inglês e prática pedagógica supervisionada de lecionação no 1.º Ciclo, o que merece a concordância da FNE.

"O diploma prevê um regime de transição para que as pessoas que ainda não tenham estas qualificações as possam obter", afirmou.

A criação do grupo de recrutamento de professores de Inglês para o 1.º Ciclo implica alterações na formação académica dos docentes, nomeadamente ao nível dos mestrados.

In: Porto Canal por indicação de Livresco

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