terça-feira, 2 de setembro de 2014

Começar as aulas cedo não é bom para a saúde dos adolescentes

Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer? Os pediatras americanos defendem que, no caso dos adolescentes, a máxima não é exequível e mais vale ajustar os horários das escolas. É contra a natureza dos miúdos deitarem-se muito cedo e é também por isso que a maioria não dorme o tempo que devia.

A mensagem surge numa orientação emitida pela Academia Americana de Pediatria a semana passada. Recomenda que os jovens sejam sensibilizados para a necessidade de dormir, mas também que se ajustem os horários, para as aulas não começarem antes das 8h30. Parece tratar-se de uma medida eficaz para combater a epidemia de privação do sono que dizem ter-se tornado um problema de saúde pública.

Segundo a orientação, durante a puberdade o relógio biológico altera-se e o sono começa a chegar até duas horas mais tarde, o que significa que para a maioria será difícil deitarem-se antes das 23h.

Nos Estados Unidos, 40% das escolas começam as aulas antes das 8h, daí o alerta reforçado dos pediatras, que vêem nestes factores biológicos uma das razões de a maioria dos adolescentes não fazerem as 8,5 a 9,5 horas de sono recomendadas. Dão exemplos de escolas que adiaram o início das aulas com bons resultados. No caso de 18 mil alunos do secundário de Minneapolis, atrasar a entrada das 7h15 para as 8h40 traduziu-se em média em mais uma hora de sono. Já comparando as noites de 9 mil alunos do Colorado, do Wyoming e do Minnesota, concluiu-se que, entre os que entravam às 8h55, 66% dormiam mais de oito horas. Algo só conseguido por 33% dos que entravam às 7h30. (...)

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