quinta-feira, 13 de março de 2014

Rastreios gratuitos em Terapia da Fala em Almeirim

Com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço aos seus utentes, a Clinicalm – Clínica Médica e Dentária, disponibiliza durante o mês de março e abril rastreios gratuitos em Terapia da Fala. A iniciativa realiza-se nas instalações da clínica em Almeirim, no Largo General Guerra nº 18 r/c dto. Para fazer a sua marcação ou saber mais informações contacte através dos números 243 509 107/ 915 607 916 / 938 474 924 / 964 555.

As alterações de comunicação podem ter um impacto negativo na aprendizagem da leitura e escrita e, deste modo, vir a prejudicar o desempenho escolar. Assim, revela-se de extrema importância que as alterações deste foro sejam detectadas tão precocemente quanto possível.

O rastreio em Terapia da Fala destina-se a crianças e adultos e não se limita apenas a perturbações da fala, incidindo também sobre a reabilitação da linguagem oral e escrita, articulação, voz, bem como os próprios actos de mastigar e engolir. Deve recorrer-se à terapia da fala quando a criança tem dois anos e ainda não fala, quando tem dificuldades em expressar aquilo que pretende, troca alguns sons/letras a falar, a ler ou escrever, quando é “sopinha de massa” ou fala de uma forma distorcida, não diz determinado som ou diz incorrectamente, tem um discurso que por vezes é imperceptível e grita muito ficando rouco com frequência, entre muitos outros. O projeto de rastreios é benéfico, na medida em que as dificuldades de comunicação verbal nas crianças são frequentes, nomeadamente nas idades pré-escolar e escolar. O serviço e terapia da fala a cargo da Dr.ª Maria Fronteira, promove este tipo de iniciativas apostando no desenvolvimento global saudável de todas as crianças. “A intervenção terapêutica apresenta um prognóstico tanto mais favorável quando mais precocemente for iniciada”.
In: O Mirante por indicação de Livresco

Sem comentários: