segunda-feira, 24 de março de 2014

Projeto Hipoterapia apoia alunos com necessidades educativas especiais

A Associação Recreativa e Cultural da Azenha (ARCA) apresentou, no Clube Hípico de Valongo, o projeto “Hipoterapia”, destinado a alunos com necessidades educativas especiais do Agrupamento de Escolas de Campo.
No Centro Hípico de Valongo, já são 16 os alunos com necessidades educativas especiais que usufruem do prazer de andar a cavalo com fins terapêuticos. Os benefícios da hipoterapia são evidentes a nível cognitivo, motor, social e emocional. Para já, apenas usufruem do projeto os 16 alunos com necessidades educativas especiais que frequentam a hipoterapia durante o horário letivo, em substituição de disciplinas mais complexas que não têm capacidades para aprender. Futuramente pretende-se alargar o projeto Hipoterapia a todos alunos com necessidades educativas especiais do Agrupamento de Escolas de Campo, que são cerca de 40, e em horários não letivos de modo a conciliar a hipoterapia com a aprendizagem curricular.
Este projeto é dinamizado pela ARCA, em parceria o Instituto Português da Juventude e do Desporto (IPJD), o Clube Hípico de Campo, o Agrupamento de Escolas de Campo, a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Campo e a Associação das Coletividades do Concelho de Valongo. A Câmara Municipal de Valongo e a Junta de Freguesia de Campo e Sobrado também se associaram a esta parceria, apoiando o projeto em termos logísticos.
As entidades envolvidas no projeto Hipoterapia formalizaram também um protocolo, que vai permitir um primeiro apoio financeiro no valor de 1.500€ por parte do IPJD. Este protocolo permitirá também assegurar a continuidade do projeto, que até agora dependia apenas da boa vontade das entidades envolvidas.
In: CM Valongo por indicação de Livresco

Sem comentários: