sexta-feira, 21 de março de 2014

Dia Internacional da Trissomia 21

Pessoa com SD/T21 tem apenas 1 cromossoma a mais (um pequeno detalhe), ou seja no par 21 de Março de/ cromossomas tem um cromossoma do pai, um da mãe e um destes repetido. Só efetuando um estudo genético se consegue apurar qual dos cromossomas está repetido, mas muitos casais optam por não saber para que inconscientemente nenhum dos pais se sinta culpado, porquanto a culpa não é de ninguém (Deus capacita os escolhidos para receberem estas pessoas na sua vida).

No dia 21 de Março comemora-se o dia desta anomalia genética, que só recentemente foi reconhecido pela ONU como o Dia Internacional da Trissomia 21/Sindrome de Down e é nesta data porque corresponde ao par 21 que tem 3 cromossomas (21/3) e este dia foi reconhecido como tal pela necessidade imperiosa de demonstrar `a sociedade que estas pessoas têm direito a uma vida plena onde Integração, Inclusão e Respeito sejam realidades consolidadas.

Pessoas com Trissomia 21 / Sindrome de Down podem o quê?Podem tudo ou quase tudo, como qualquer outra:
· Podem ir à creche como as outras crianças;
· Podem ter amigos e conviverem;
· Podem ir à escola;
· Podem aprender a ler, escrever, contar e tudo mais;
· Podem efetuar um percurso escolar / académico;
· Podem tirar cursos superiores ou similares;
· Podem fazer múltiplas formações;
· Podem ter um emprego;
· Podem alugar casa e viverem sozinhas;
· Podem tirar carta de condução;
· Podem namorar;
· Podem casar (mesmo que a lei não o permita podem viver em união de facto);/
· Podem viver a sua sexualidade e afectos;
· Podem fazer tudo ou quase tudo como os demais, ditos "normais" (porque de normais e anormais todos temos um pouco.

Ter Trissomia 21 / Síndrome de Down não é razão para abortar. Não desista do seu filho nunca e muito menos sem lhe dar a oportunidade de viver uma vida plena e enriquecer a sua vida como mãe, pai, amigo, familiar, ou o que seja de uma forma absolutamente ÚNICA!
Abra o seu coração, a sua mente, o seu espírito, os seus braços à Diferença, aceite, entenda e apoie Incondicionalmente assumindo que "Ser Diferente é Normal"! Não olhe estarrecido, porque não se tratam de animais em exposição nem de um extraterrestres, mas de pessoas como qualquer um de nós, até bem mais ricos e evoluídos emocional e espiritualmente que nós - ditos "normais" e com uma capacidade de Amar e de Entrega sem precedentes.

Fosse o mundo governado por pessoas com Trissomia 21, decerto que viveríamos num mundo bem melhor, onde toda a Obra Divina seria muito mais valorizada, estimada e respeitada, e as desigualdades não seriam o fosso que são hoje, pois aos olhos D'Ele são seres perfeitos, só aos olhos do Homem são inferiores, deficientes e incapazes.

Neste dia, criado para alertar, consagrar e agitar ,mentalidades contra o preconceito e desmistificando, com exemplos de sucesso pelo mundo fora, não olhem estarrecidos, não virem a cara, não mude de passeio, não tenha medo de se chegar, tocar, falar e conviver, decerto que aprenderá muito mais do que julga.

Sinta-se abençoado e privilegiado porque numa qualquer esquina da sua vida cruzou-se com um anjo, que pode com um simples olhar ou sorriso mudar o rumo do seu dia ou com um simples gesto ou palavra mudar invariavelmente a sua vida. Exemplo:

Imagine que vai atravessar a rua e quase a ser atropelado, alguém lhe dá um puxão e um forte abraço, crava-o de beijos e lhe diz "Graças a Deus está a salvo", e apenas preocupa-se se você está bem e calmo e você olha e essa pessoa que fez a diferença entre a sua vida ou a sua morte tem Trissomia 21!
Pessoas com Trissomia 21 / SD podem tudo ou quase tudo, se cada um de nós e a sociedade no seu todo assim o permitir, abrindo as portas à Diferença, educando na e para a Diferença desde tenra idade. Começando nos pais - 1º núcleo social que a criança conhece, passando pela família, pelos amigos, pela escola, pela vida fora.

Aceitar, amar, acreditar e apoiar INCONDICIONALMENTE, sempre com muito Amor, numa Entrega única, regras e limites sendo o lar a 1ª, a melhor e a principal escola para ensinar valores e semear comportamentos procurando sempre a Eficiência na Deficiência. Eles podem tudo ou quase tudo, depende de cada um de nós abrir uma janela de oportunidades, visando uma oportunidade de igualdade para mais tarde acederem a uma igualdade de oportunidades.

Eu fui duplamente abençoada na minha vida porque tenho duas filhas maravilhosas, cada uma com o seu detalhe, a mais velha a minha Entrega à maternidade com o detalhe de sofrer de alergias e a mais nova a minha Luz porque me mostrou que o conceito de Maternidade vai mais além do que a visão alcança, tendo o Céu como Limite e o caminho esse vai-se fazendo a andar, a mais nova tem o detalhe da Trissomia 21, e alterou por completo o meu percurso de vida e enriqueceu a minha vida de uma forma Única para todo o sempre. Sem ela não teria percorrido um caminho misterioso e sinuoso como o nosso, às "apalpadelas", por mtentativa e erro até chegar a bom porto. Com um filho diferente nada é o que é suposto, mas o que o AMor dita. A mim, à irmã, e às pessoas que mais de perto tem convivido com ela, sem olhar à sua "incapacidade" tem sido um manancial de aprendizagens e lições de vida, em algumas modificando a forma como encaravam esta "deficiência". Muitos houve que se recusaram a ver para além do rosto e do preconceito e que nunca conseguirão descobrir o ser maravilhoso por detrás de um rosto que para mim, para nós, para Deus é perfeito e para outros "imperfeito".

As minhas filhas são as minhas joias de Luz e não as trocava por nenhuma outra, nem pelos detalhes, nem pelos temperamentos fortíssimos e para mim ambas já são vencedoras, porque ganharam o maior de todos os Amores - O Amor Incondicional da mãe.

Que este dia sirva para derrubar mais um pouco do muro do Preconceito, desmistificando um fantasma de incapacidade. 

PAIS NUNCA DESISTAM DOS VOSSOS FILHOS MESMO QUE A SOCIEDADE EM PESO VOS DIGA:

"NÃO VALE A PENA!"

Viva a Síndrome de Down / Trissomia 21. 

Fica aqui também um grande beijinho para as mães 21.

Sandra Reis Morato

Recebido por correio eletrónico

Sem comentários: