terça-feira, 5 de maio de 2009

Investigador português propõe substituição de articulações humanas por cartilagem sintética


Um docente do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) está a desenvolver um método de substituição de articulações humanas por cartilagem sintética, anunciou hoje o estabelecimento.

A proposta de João Lima Lopes, que está a iniciar o doutoramento na Universidade do Minho, recebeu o "Best Power Award" no V Simpósio Internacional de Materiais, que decorreu em Abril em Lisboa, organizado pela Sociedade Portuguesa de Materiais e Instituto Superior Técnico."

João Lopes admite que as articulações danificadas podem ser substituídas por cartilagem sintética e permitir que o doente tenha uma vida normal enquanto espera pela regeneração da cartilagem através da engenharia de tecidos que, por norma, tem um elevado tempo de espera", refere o ISEP.

Segundo o ISEP, "trata-se de um substituto sintético da cartilagem humana que poderá revolucionar a vida de milhares de pessoas e que, no futuro, poderia ser uma solução definitiva e não uma opção transitória". "Artrite reumatóide, acidentes, obesidade ou deficiências congénitas que podem obrigar à substituição de um membro do corpo humano têm agora uma nova esperança de tratamento", salienta o instituto.

João Lopes verificou que "é possível processar materiais sintéticos com propriedades semelhantes às da cartilagem articular natural, nomeadamente baixo atrito e considerável resistência mecânica, para que possam substituir parcialmente zonas danificadas da cartilagem".

Sem comentários: