quarta-feira, 13 de maio de 2009

Caminhada de solidariedade: vencer barreiras


Somos o grupo de alunos da Escola Secundária/3 Afonso Lopes Vieira que está a organizar uma caminhada de solidariedade - “Vencer Barreiras”- que irá decorrer em Leiria, no dia 24 de Maio, entre as 15 e 18 horas. Os caminhantes serão recebidos no Estádio Municipal, onde receberão uma t-shirt alusiva ao evento e terão oportunidade de fazer rastreios de Saúde, massagens em cadeira, entre outras actividades. Depois de uma sessão de aquecimento, levada a cabo por uma professora da ESEL, dar-se-á início à caminhada pelas ruas citadinas regressando novamente ao Estádio.
Esta iniciativa, inserida na Área de projecto, nasceu num grupo de alunos que convive, no seu dia a dia, com um doente neuromuscular, seu colega de turma. Elegeram a APN (Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares) como entidade a apoiar e a divulgar. As doenças neuromusculares são doenças raras, altamente incapacitantes, muito desconhecidas e caracterizam-se pela degradação progressiva dos músculos, levando a maioria dos seus portadores à necessidade da utilização da cadeira de rodas eléctricas e de outras ajudas técnicas, bem como da ajuda de terceiros para poderem levar uma vida socialmente integrada. A capacidade mental destes doentes não é afectada.
Nas últimas décadas, têm surgido um pouco por todo o mundo múltiplas associações de pais e doentes neuromusculares com o objectivo de apoiar os portadores das doenças e suas famílias. A APN – Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares foi fundada com o mesmo objectivo.
Há quem não consiga ter força nem para pedir ajuda para ultrapassar as barreiras do dia a dia. Tudo o que fazemos, para viver, depende dos nossos músculos: andar,
comer, sorrir e mesmo algo tão natural como respirar.
O coração também é um músculo, que por vezes para de funcionar num doente neuromuscular. Usa o teu para ajudar. Sê Solidário! Não fiques indiferente à diferença! Colabora, Divulga, Une-te a nós nesta Caminhada! Todos juntos fazemos a diferença para Vencer as Barreiras da indiferença.

Traz a família e os amigos e Inscreve-te num dos postos de inscrição:
Região de Turismo Leiria Fátima, ARDOG dos Marrazes, Junta de Freguesia de Leiria,
ISLA, Escola Afonso Lopes Vieira, no Leirigym, ADRM dos Milagres

Leva o teu BI e entrega “uma caminhada” para ajudar a APN.
“Solidárias saudações”
“Vencer Barreiras” da ESALV
Grupo: Ana, Andreia, Diana e Pedro
Prof. Resp. Teresa Cunha Pereira

1 comentário:

Anónimo disse...

Tive oportunidade de participar, foi do melhor e por uma boa causa, estão de parabéns o grupo de alunos do 12º ano da ESALV, que se empenharam nesta causa, e à dedicação da Professora da Área de Projecto, que tem sido o apoio fundamental na criação deste e outros projectos. Fernanda Martins