domingo, 16 de novembro de 2008

“Suspender avaliação seria uma vergonha”

Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação, não conhece uma única escola em que a avaliação de professores esteja suspensa. “Uma vergonha” é como classifica uma eventual decisão do Governo que levasse à suspensão do processo.
Comentário:
Há algumas considerações a tecer em virtude da actuação da ME.
Vergonha é a figura que a ME está a fazer perante Portugal inteiro, ao continuar a insinuar que os docentes não querem a avaliação de desempenho! É uma falsidade de todo o tamanho! Os professores querem ser avaliados! Mas não por este modelo!
Vergonha é continuar com a cabeça enterrada na areia, fazendo de conta que está tudo bem, que as escolas estão a cumprir tudo como previsto, quando o próprio secretário de estado afirma que há pelo menos duas escolas com o processo suspenso! Serão apenas duas?!
Vergonha é querer transmitir a ideia de que o processo é simples e que "basta preencher uma folhita"! Será que a ME conhece todos os procedimentos deste modelo de avaliação?! Tenho dúvidas!
Vergonha é o PM vir dizer publicamente que tinha tido acesso a uma grelha para definição dos objectivos individuais e que se tratava de um processo simples! Pois então, que tenha a curiosidade de analisar o modelo, todos os procedimentos necessários, e, depois desse passo, que emita a sua opinião! Será a mesma?! Duvido!
Vergonha é a ME pedir desculpa aos professores e continuar a batalhar, insistir intransigentemente num modelo completamente burocrático e absorvente!
Vergonha é defender este modelo como necessário para o País, para a "escola pública", para os alunos e para os pais. Será o modelo a condição inquestionável do sucesso da escola pública? Os resultados do sucesso escolar têm sido (?!) bons e este modelo ainda não se encontrava implementado! Onde está a razão?!
Vergonha é a ME ainda não ter tomado consciência do mal que grassa na educação nacional e pedido a demissão!

Sem comentários: